Feel the Blues with all that Jazz
English (United Kingdom)Polish (Poland)
Home Jazz Antonio Carlos Jobim Antonio Carlos Jobim - Minha Alma Canta (1997)

Antonio Carlos Jobim - Minha Alma Canta (1997)

User Rating: / 1
PoorBest 

Antonio Carlos Jobim - Minha Alma Canta (1997)

Image could not be displayed. Check browser for compatibility.


1. Na Batucada da
2. Três Apitos
3. Choro Bandido
4. João Ninguém
5. Janelas Abertas
6. Samba Do Carioca play
7. Pra Machucar Meu Coração
8. Chega de Saudade
9. Valsa Brasileira play
10. Milagre
11. Sem Voce
12. Por Toda a Minha Vida
13. É Preciso Dizer Adeus
14. O Bem Do Mar

 

Um dos projetos mais interessantes de nossa música eram os "songbooks" produzidos por Almir Chediak. Nos anos 90 e início dos 00, sempre tinha alguma novidade nas lojas, de Chico Buarque a Noel Rosa, de Djavan a Dorival Caymmi, passando por diversos outros compositores. Nesses discos, a nata de todas as vertentes da Música Popular Brasileira cantava composições do artista homenageado. O "songbook" de Chico Buarque, somente para se ter uma ideia, teve oito volumes.

Um dos artistas que mais participou desse projeto (e que, inclusive, foi homenageado em um "songbook" com cinco volumes) foi Tom Jobim. Então por que não juntar as gravações do Maestro Soberano e colocar tudo em um único disco? Tom cantando Caymmi, Noel, Ary Barroso, Edu, Chico, Carlos Lyra, entre outros gênios, não tem como dar errado. E não deu errado mesmo.

Para tirar a prova dos nove, basta ouvir qualquer faixa do CD. Do início arrebatador com "Na Batucada da Vida" (Ary Barroso / Luiz Peixoto), contando com a bateria inigualável de Paulinho Braga e o trombone de Vitor Santos, até o encerramento caymmiano de "O Bem do Mar" (com apenas o piano e a voz de Tom, o violoncelo de Jaques Morelenbaum e a voz de Ana Jobim), não resta pedra sobre pedra.

Tom Jobim canta sozinho algumas das outras 12 faixas que completam "Minha Alma Canta", como "Três Apitos", "João Ninguém" (ambas de Noel Rosa), "Milagre" (Dorival Caymmi) e "Chega de Saudade" (Tom e Vinicius). Mas a maioria das canções, e que acaba constituindo a parte mais saborosa de "Minha Alma Canta", são os duetos de Tom com outros cantores. Destaques? "Choro Bandido" (de Edu Lobo e Chico Buarque, e com a participação do último), "Samba do Carioca" (de Carlos Lyra e de Vinicius de Moraes, e com a presença de Edu Lobo) e "Sem Você" (do próprio Tom e de Vinicius, com a voz de Chico).

Completando o álbum, o grupo de canções que conta apenas (apenas?) com o piano de Tom e a voz de algum outro artista. Nesse momento, o ouvinte pode se deliciar com a voz cristalina de Gal Costa nas arrepiantes "Janelas Abertas" e "É Preciso Dizer Adeus" (ambas de Tom e Vinicius), a interpretação vacilante, mas forte, de Edu Lobo em "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso), a segurança de Leila Pinheiro em "Valsa Brasileira" (Edu e Chico) e a delicadeza de Paula Morelenbaum em "Por Toda Minha Vida" (Tom e Vinicius). Coisa fina mesmo.

A única bola fora do lançamento é o seu preço, que beira abusivos R$ 40,00. O release do CD diz o seguinte: "por que não juntar num CD as gravações de Tom para esses trabalhos? Sugestão aceita, foi só editar um CD, que ganhou o nome de 'Minha Alma Canta'". Pois é. Era "só editar". Não precisava cobrar tão caro. Depois as gravadoras não sabem por que não vendem mais CD...

 

Brazilian music classics of Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi and other brazilian composers for Antonio Carlos Jobim and his band. Features Gal Costa, Chico Buarque, Leila Pinheiro, Edu Lobo and other Jobim's friends. Compilation of Lumiar Discos MPB Songbooks (1991/1994).

download: uploaded yandex 4shared mediafire solidfiles mega zalivalka filecloudio anonfiles oboom

back

Last Updated (Saturday, 19 July 2014 14:06)

 

Before downloading any file you are required to read and accept the
Terms and Conditions.

If you are an artist or agent, and would like your music removed from this site,
please e-mail us on
abuse@theblues-thatjazz.com
and we will remove them as soon as possible.


Polls
What music genre would you like to find here the most?
 
Now onsite:
  • 279 guests
Content View Hits : 229866741